19.11.02

Ninguém nunca (a velha dupla negação latina) me convenceu de que a escravidão é um erro dizendo que "as coisas mudaram" ou "a humanidade evoluiu" ou "o homem percebeu com o tempo que isso é imoral". Para me convencer, aquele que não está de acordo com a mantença de escravos deverá dizer: isso não está de acordo com a natureza das coisas. Sim, utilizando o velho "argumento" ao redor da "Natur der Sache", ou melhor, "rerum natura", bem ao estilo Lucrécio.
Isso porque as idéias não são melhores porque mais novas - antes se afirmasse o contrário. Filosofia não é, ao contrário do que pensa a populaça, História da Filosofia. Não, não é. Devolve à USP teu diploma; ele não te servirá, a não ser que desejes escrever teses sobre os romances sentimentais do tipo "Sabrina" (conheço um professor que o fez, doutor pela Sorbonne [Paris-IV]. É sério).
Eu sou ralé, e luto dia-a-dia contra minha natureza, preso que estou a esse século casca-grossa.
Por enquanto, ainda posso defender a Monarquia e bafejar fumaça de cigarillo na cara desses que são mais bárbaros que eu.

escombros do capitalismo