2.10.04

Democracy, shmuckracy…

Qual é a qualidade da democracia em um país em que um candidato que tenha 30% dos votos possa vencer um outro com que tenha 70% dos eleitores?

No compto oficial de 2000 Al Gore recebeu 500 mil votos de eleitores a mais que o Bushit Jr. e ainda assim não foi declarado presidente. E todo mundo aqui e lá acha isso normalíssimo. "Uma pessoa, um voto" é um conceito bem secundário nas eleições presidenciais indiretas dos EUA. Pois em quase todos os estados (Maine e Nebraska são exceções) funciona o esquema "the winner takes all", o partido com mais votos leva todos os delegados.

Por isso é desimportante saber como o candidato está nas pesquisas nacionais. Não faz muita diferença. O fundamental é ver como ele está nos "swing states" onde a batalha realmente acontece. Os Republicanos não vão ganhar em Nova York e tampouco os Democratas no Texas. A influência dos debates presidenciais nessas regiões é irrisória. Se Kerry subir mais 10% na Califórnia ou Bush na Georgia eles não vão ganhar nem um delegado a mais. Mas na Flórida (27 delegados), em Ohio (20) e Michigan (17) o pau está comendo legal. São 270 os delegados necessários para se eleger um presidente. Bushit, enquanto escrevo, tem 276 delegados.

Então como esse sistema eleitoral dos Arautos da Democracia é de uma estupidez atávica eu venho acompanhando este mapa que mostra estrategicamente como está a corrida no verdadeiro colégio eleitoral nos EUA.

É bem mais divertido que acompanhar a tabela do campeonato brasileiro, eu garanto. Parece um tabuleiro de wargame com a União enfrentando os Confederados (os republicanos - surprise! - vão sempre muito bem nos estados escravocratas). O site usa para cada estado as pesquisas mais recentes possíveis, independente da procedência, e por isso está sujeito por vezes a variações um pouco bizarras. Mas é muito mais confiável do que qualquer pesquisa nacional que você vê por aí.

Pois, teoricamente, tanto O Babaca quanto O Imbecil podem ganhar com apenas 30% dos votos nacionais – se estiverem no estado correto.