7.3.06

Lançamentos da Bienal do Livro

A Bienal Internacional do Livro em São Paulo promete uma sinergia intensa e marcante nesta 19ª edição. Para quem gosta de ser marcado com intensidade por sinergias de diversas qualidades e proveniências não há lugar melhor. Para os demais é melhor ficar em casa lendo um bom livro. Confiram alguns lançamentos:

O Necronomicon
Essa nova versão do Necronomicon feita pela Edições Paulinas, apesar de não ter sido traduzida diretamente do original, é extremamente bem cuidada. É rica em notas de rodapé (feitas pelo ainda Cardeal Ratzinger), contém um excelente índice onomástico nas últimas páginas e uma pequena tiragem de luxo foi revestida com uma resistente capa de couro de bode negro de alta resistência ao calor.
Coordenada pelo padre Charboneau, a atual versão em português do Necronomicon inclui traduções (transcriações) das principais missas negras feitas por Haroldo e Augusto de Campos. É muito superior à antiga edição da Companhia Editora Nacional, de 1933, traduzida pelo próprio Monteiro Lobato de uma versão francesa já muito capenga. Há tantos saltos e tamanhas liberdades foram tomadas por Monteiro Lobato na antiga tradução que quando, por exemplo, queria-se invocar Barbaath-Vogol, o Demônio Assírio das Nove Cabeças Flamejantes, acabava sempre aparecendo no centro do pentagrama um indiozinho cabeludo de cinco centímetros de altura pedindo fumo-de-corda ou vales-refeição.
Para quem não domina bem o copta, o gaélico ou as línguas dravídicas e não pode ler o Necronomicon no original é melhor optar pela edição das Paulinas mesmo.

(O Necronomicon, 666 pgs., Ed. Paulinas, 2006)

Lista telefônica de Praga - 1912
Um dos livros mais lidos e relidos por Franz Kafka, a Lista Telefônica de Praga é indubitavelmente uma obra de referência.
Muita polêmica cerca este livro. Diversos estudiosos afirmam que Kafka utilizava constantemente a lista para passar trotes obscenos, tapando o nariz e imitando voz de mulher, enquanto outros especialistas afirmam que o sistema telefônico tcheco somente foi instalado em 1927, três anos após a morte de Kafka.
A edição nacional optou por colocar os telefones da lista em ordem numérica para facilitar a consulta.

(Lista telefônica de Praga - 1912, 96 pgs., Iluminuras, 2006)

Meu Bodinho de Estimação
Enfim chegou às livrarias esse clássico da geopolítica. É o livro que o presidente dos EUA começou a ler imediatamente após saber que a segunda torre gêmea havia sido atacada por terroristas.
O próprio George W. Bush declara no prefácio: "É um livro que explica a complexidade do mundo atual com uma linguagem simples e belas ilustrações. É cativante, o mundo pode estar caindo a sua volta e, ainda assim, é impossível largá-lo".
A edição nacional tem a contra-capa assinada pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva confirmando que também aprendeu quase tudo sobre a moderna geopolítica com Meu Bodinho de Estimação e que gostou especialmente das partes de colorir.

(Meu Bodinho de Estimação, 8 pgs., Imprensa Oficial, 2006)