23.4.06

poema com fuso

Não sei se minhas Musas são parcas
ou se as Parcas são minhas musas
cortando nos fios de suas facas
os nós destas linhas confusas

Sei lá se as Musas aparecem
nos momentos que me inspiro
ou se são as Parcas que tecem
o fio do meu último suspiro

---

Atendendo à sugestão da meiga Meg tentei deixar nos conformes o poemeto acima.
Ele já era meio um octassílabo de orelhada, precisava de mais um pouquinho de lanternagem, um sotaque lusitano, alguma boa vontade e voilá!


1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |
não| sei| se |mi'as| Mu | sas| são| par| cas
ou | se | as | Par | cas| são|mi'as| mu| sas
cor| tan| do | nos |fios| de |suas| fa | cas
os | nós| des| tas | lin| has| con| fu | sas

sei| lá |seas| Mu | sas| a | pa | re | cem
nos| mo | men| tos| em |que |meins| pi | ro
ou | se | são| as | Par|cas | que | te | cem
o | fio| do | meu| úl | ti | mo |sus | pi | ro


…ou assim parecia.
só que ficou um rabinho de fora, uma sílaba a mais no último verso que não queria encaixar de jeito nenhum e ficava do lado de fora tomando chuva

Talvez se trocasse "último" por "final"… nah. Não bom.
ou eliminasse o "meu"… hmmm… sei não, sei não…

Ou quem sabe se o colocássemos em fôrma maior?
Acrescentando mais farinha e redundâncias a gosto depositei o pobre num decassílabo safado (aquele que pode ter sílabas tônicas na sétima ou qualquer outro lugar). Ficou assim:


1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |
Eu | não| sei| se | mi |nhas| Mu | sas| são | par| cas
ou | en | tão| as |Par |cas | são| mi | nhas| mu | sas
pas| san| do |nos | fi |nos |fios| de | suas| fa | cas
os | nós| des| sas| mi |nhas| lin| has| con | fu | sas

Já | nem| sei| se | as | Mu | sas| a | pa | re | cem
nos| mo | men| tos| em | que| eu | me | ins | pi | ro
ou |se a| pe | nas| são| as | Par| cas| que | te | cem
o | fio| do | meu| der| ra | dei| ro | sus | pi | ro


Meu São Ivan, padroeiro dos trovadores desvalidos,
martelinho de ouro das estrofes amassadas,
ortopedista dos versos de pé quebrado,
valei-me nesta hora de agonia!

--

Humilimamente grato pelas sugestões, Meg e Ivan. Vocês venceram: batatas fritas!
Transformaremos, então, aquelas quadrinhas singelas em um magnífico soneto digno de um Bilac ao acordar de uma ressaca de licor de ovos.
Vejam aí o que vocês acham.

soneto com fuso

Não sei: minhas Musas são parcas
ou são as Parcas minhas musas,
cortando nos fios das facas
os nós destas linhas confusas?

Nem sei se as Musas aparecem
nas horas em que me inspiro,
ou se são as Parcas que tecem
nós de meu último suspiro

Sigo o fio da minha loucura
no labirinto de um touro
Sou como um Teseu que procura

no fim do verso um estouro
Já encontrei a fechadura
mas perdi a chave de ouro



1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |
Não|sei:| mi |nhas| Mu | sas| são| par| cas
ou | são| as | Par| cas| mi |nhas| mu | sas,
cor| tan| do | nos| fi | os | das| fa | cas
os | nós| des| tas| lin| has| con| fu | sas?

Nem| sei|seas| Mu | sas| a | pa | re | cem
nas| ho | ras| em | que| me | ins| pi | ro,
ou | se | são| as | Par|cas | que| te | cem
nós| de | meu| úl | ti | mo |sus | pi | ro

Si |go o|fio | da | mi |nha |lou | cu | ra
no | la | bi | rin| to | de | um |tou | ro
Sou| co |moum| Te | seu|que | pro| cu | ra

no | fim| do | ver| so | um | es | tou| ro
Já | en | con|trei| a | fe |cha | du | ra
mas| per| di | a | cha| ve | de | ou | ro

(Seguindo a onda parnasiana, não percam na próxima semana: Ode a uma estátua-grega-em-posição-de-yoga-com-a-cara-de-uma-modelo-bem-conhecida-aí.)