25.9.03

Paga e não bufa

Encheu o saco essa ladainha pseudo-liberal que vive reclamando da excessiva carga tributária brasileira (36% segundo consta). Que a classe média está em extinção. Que o governo malvado se mete demais na economia cobrando impostos enormes sobre tudo e nhenhenhé e blublublu. Tá, tá, tá, ninguém gosta disso. Mas e daí?

A questão é a seguinte: Só este ano o Brasil deve pagar pelo "serviço" de sua dívida a singela quantia de 47 bilhões de doletas. É uma sangria de recursos desgraçada - não é troco de feira não! Esse dinheiro vai ter que sair de algum lugar, meu caro. E é o do seu bolso mesmo, ô Juvenal. Ou você vai querer que o Brasil pare de pagar essa grana? Que dê um belo calote na dívida pública? Não é feio e deselegante deixar de pagar os credores, principalmente os internacionais? Pois então, bagual, paga aí e não enche o saco.

Ou vocês começam a apoiar um projeto de restruturação da dívida do terceiro mundo ou então vão chorar lá as suas lamentações de Jeremias nos pântanos de Mato Grosso.