3.6.03

O Mundo gira e a Macedônia roda

No século IV a.C. Alexandre Magno invade a Ásia para dar um belíssimo couro em Dario III da Pérsia. Eu não consigo deixar de ver os diversos paralelos com a recente guerra do Iraque. Alexandre vai à Pérsia explicitamente em busca de Vingança e Riqueza. Reparem que quase nada mudou. A diferença é que, nos tempos sem CNN, Alexandre podia ser mais sincero.


Carta de Alexandre a Dario III

Vossos ascendentes invadiram a Macedônia e a Grécia e causaram devastações em nosso país, embora nada tivéssemos feito para provocá-los. Como comandante supremo de toda a Grécia, invadi a Ásia porque queria punir a Pérsia por esse ato - ato cuja responsabilidade vos deve ser inteiramente atribuída.

Mandastes ajuda ao povo de Perinto em sua rebelião contra meu pai; Ochus enviou um exército para a Trácia, que era parte dos nossos domínios; meu pai foi morto por assassinos que, conforme abertamente alardeastes em vossas cartas, vós próprios contratastes para cometer tal crime; tendo matado Arses com a ajuda de Bagoa, injusta e ilegalmente vos apoderastes do trono, com isso cometendo um crime contra o vosso país; mandastes aos gregos falsas informações a meu respeito, na esperança de torná-los meus inimigos; tentastes fornecer dinheiro aos gregos, dinheiro que somente os lacedemônios estavam dispostos a aceitar. Vossos agentes corromperam meus amigos e tentaram quebrar a paz que eu estabelecera na Grécia - foi então que iniciei campanha contra vós; mas fostes vós que começastes a briga.

Primeiramente derrotei em batalha vossos generais e sátrapas; agora vos derrotei, e ao exército que comandais. Mercê da ajuda de Deus, sou dono de vosso país e tornei-me responsável pelos sobreviventes de vosso exército, que acorreram a mim em busca de refúgio: Longe de estarem sendo detidos pela força, servem-me por sua livre e espontânea vontade.

Vinde a mim, portanto, como viríeis ao Senhor do Continente da Ásia. Se temeis sofrer alguma indignidade às minhas mãos, mandai então alguns de vossos amigos, e eu lhes darei as garantias requeridas. Vinde, pois, rogar-me por vossa mãe, por vossa esposa, por vossos filhos e por tudo quanto desejardes; pois os tereis, assim como o mais que logrardes persuadir-me a dar-vos. E, de futuro, endereçai todas as comunicações que desejardes fazer-me ao Rei de toda a Ásia. Não me escrevei como o faríeis a alguém da vossa igualha. Tudo quanto possuís me pertence agora; assim sendo, se quereis algo, informai-me disso nos termos convenientes, ou tomarei medidas para disputar-me vosso trono, resisti e lutai por ele; não fujais. Onde que vos possais esconder, estarei certo de que vos desentocarei.

Grandes Cartas da História - José Paulo Paes - editora CULTRIX