11.6.03

Não são chatos, os ateus?

Poucos são os ateus militantes que insistem em vender seu produto. Mas quando eles vêm bater na sua porta, as 7 da manhã do Sábado, e abrem a sua maletinha, é um grande desapontamento. O que eles querem te vender é basicamente um Nada.
Não tem cheiro, não tem gosto, não toca musiquinha, nem luzinhas coloridas, não é super-fofo e não enfeita a sala. É um produto totalmente desinteressante.

Os crentes são em muito maior número, muito mais chatos, insistentes - tudo bem - Mas que produtos! Que produtos!
As criações dos crentes são incomparavelmente melhores, não há dúvida! Cada crente tem um Deus completamente diferente do outro. São quantos? Uns 4, uns 5 bilhões hoje? Sem contar todos os Deuses imortais que já se foram. É Deus pra dedéu! E cada um mais interessante que o outro. Um Deus é um mar cósmico. Outro é de verdade, dá até pra puxar a barba. Outro é apenas um Princípio Gerador. Outro Deus dança eternamente e dá cambalhotas. Outro é do tamanho de várias galáxias. Outro é apenas um sentimento sutil. Outro é uma luz interior. Outro é uma estrela da Ursa Maior. Outro são formulas matemáticas, todas as Leis do universo. Outro Deus são vários, todo um panteão com tramas incestuosas de novelas guatemaltecas. Temos um Deus para cada gosto. Você pode comprar o livro sagrado de sua preferência e montar o seu agora mesmo!

E os rituais? São todos fantásticos! Sangue humano para que o Sol não pare no meio do céu e calcine a Terra. Diversas mutilações corpóreas, em si mesmos e nos outros adeptos. Filas de peregrinos de joelhos. Catedrais retumbando cantos gregorianos. Cavalos que se estrebucham ao som de atabaques. Filipinos se pregando na cruz. O culto a relicários em igrejas medievais que ostentam uma traquéia semi-apodrecida. Isso sem contar todas as guerras e chacinas que foram e são cometidas em nome do seus Deuses verdadeiros. Tudo isso é muitíssimo mais interessante e divertido que um insosso Nada.

Pergunte ao ateu qual seu ritual. Eu não vou à missa aos domingo, ele responderá. Muito, muito sem graça. O problema básico é que os ateus são gente muito sem imaginação.