23.9.04

Panegírico Universal

Meu caro senhor, que vem aqui vender a sua religião, eu gostaria de dizer:

Aqui não há comércio. Eu não quero sua mercadoria e o senhor não quer a minha.
Eu poderia até dizer, por exemplo, que os os ateus podem entender toda a transcendência de um Mozart, mas que os crentes jamais compreenderão um Alban Berg em sua plenitude. Mas o que isso significaria? Quem poderia ser convencido dos supostos benefícios do ateísmo sem que já não tenha sido anteriormente?

Meu senhor, não compro nada e não vendo nada. Mas gosto de olhar as vitrines, se isso não lhe incomoda.

Passar bem.

---

Sabe-se hoje que Borges foi apenas uma criação literária de Bioy Casares e que este último foi assassinado - a punhaladas - pelo primeiro em uma noite sem estrelas durante um sonho com espelhos.