30.9.06

O senhor está achando que eu sou o quê?

theperfectwoman.jpg
Como ver simultaneamente os dois lados da questão da promiscuidade no trato da coisa pública sin perder la ternura jamás.

Não sei se vocês conhecem aquela velha piada do Juca Chaves (certo, não há piadas "velhas" apenas piadas "clássicas") em que ele, em um vôo, senta-se ao lado de uma mulher bem das gostosinhas. Entabulada a conversação, lá pelas tantas, Juca pergunta à moça.
— A senhora é muito bonita. Por um milhão de dólares a senhora aceitaria dormir comigo?
— Um milhão de dólares é uma proposta muito tentadora. Aceitaria, sim.
— E por 10 reais?
— Vem cá: o senhor está achando que eu sou o quê???
— O que a senhora é, minha cara, já foi decidido na pergunta anterior… agora é só questão de ajustar o preço.

O que o escândalo da Nossa Caixa revelou é que Alckimin distribuia verbas do Banco para comprar voto na Assembléia, como o do ilibado deputado Afanázio Jazadji (PFL), além de Wagner Salustiano (PSDB), "Bispo Gê" (PTB), Vaz de Lima (PSDB) e Edson Ferrarini (PTB). Esse "Mensalinho" do Alckimin pagava também alguns meios de comunicação favoráveis ao Tucanato. Gosto de lembrar, com moderada euforia, que o Primeira Leitura faliu (coincidentemente, claro) após a suspensão das publicidades de páginas duplas da Nossa Caixa.

Muito mais sobre esse antiquíssimo escândalo de poucos meses atrás, praticamente da pré-história dessa eleição, pode ser lido aqui.

Folha Online - Brasil - Banco estatal beneficiou aliados de Alckmin
Folha Online - Brasil - Documentos do caso Nossa Caixa somem depois de arrombamento
Folha Online - Brasil - Sob Alckmin, Nossa Caixa abrigou suspeitos de fraude

O valor total das verbas para os aliados foi de 5,1 milhões (dois dossiês e meio), a grande diferença com o caso do dossiê é que, no caso da Nossa Caixa, sabe-se exatamente de onde veio a dinheirama.

Esse último escândalo do Alckimin foi protocolado como a 69ª CPI a ser barrada pela maioria tucana na Assembléia. Mesmo tendo ampla maioria na Casa o PSBD morre de medo de abrir sequer uma mísera CPIzinha. Um pavor justificado, creio eu. Comporta-se a Assembléia assim como o Congresso agiu durante todo o governo FHC: impede a instalação de qualquer CPI que possa investigar ações suspeitas, ou mais-que-suspeitas em alguns casos, do governo do PSDB-PFL.

E são essas pessoas que pedem, demandam, exigem Moralidade, Banhos-de-Ética, Lisura, Probidade, Honradez, Valores, Valores, Valores! Certo?

Exato. É, realmente, tudo uma questão de valores.

O que o Alckimin é ou deixa de ser já está bastante claro… agora é só questão de ajustar o preço.