5.10.04

O retorno dos Clássicos para a Juventude

Outro dia comentei que gostava de ler também livros abaixo e acima (!?) de minha faixa etária. Subentendido está que os livros abaixo da minha faixa etária são quadrinhos e alguns bons livros infanto-juvenis. Mas qual seria a literatura pertinente a uma faixa etária que esteja bem acima da minha, que começo a rondar os 40? Bulas de analgésicos e necrológios de jornal?

Lembrei que é muito freqüente que o velho leitor compulsivo vá retornando com o passar dos anos aos clássicos de sua juventude e aos pilares de sua formação literária. Talvez sem encontrar o mesmo apelo na literatura recente o esse leitor mais velho volta àqueles volumes clássicos com alto teor de releitura. Pois ler um clássico não é sempre reler? De volta ao bom e velho Proust, ao incólume Tolstoi, ao soberano Drummond.

Parece que toda geração tem o seu grau de embotamento artístico e para isso estabelecem marcos. Na música aparecem exemplos muito claros. Nada de bom foi produzido depois de Stravinsky ou dos Allman Brothers, ou do Cocteau Twins, dependendo da geração. Alguns são bastante precisos em relação aos limites. A Música Popular Brasileira terminou inexoravelmente numa terça-feira de outubro de 1969 durante o intervalo de um show da Elizeth Cardoso com Zimbo Trio no Canecão.

Então de volta aos velhos LPs do baú. Aos clássicos da MGM, agora em DVD. Aonde foi parar minha coleção da Agatha Christie?

E onde terminará esse insistente resgate das emoções literárias de antanho? Júlio Verne, A Ilha do Tesouro, Monteiro Lobato. Não quero mais saber do novo contrato do plano de saúde, por favor deixe-me ler mais uma vez minha primeira cartilha com o Pedrito, Marita e o serelepe caõzinho Tupy, meu primeiro e último clássico.